segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Questão 1 - 









a)      a migração forçada da população ribeirinha.
b)      o rebaixamento do nível do lençol freático local.
c)      a preservação da memória histórica da região.
d)     a ampliação das áreas de clima árido.
e)      a redução das áreas de agricultura irrigada.

Questão 2 - 

a)      O uso de trajes simples indica a rápida incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano.
b)      A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.
c)      O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.
d)     A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros.
e)      A adoção de roupas próprias para o trabalho doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social naquele contexto.

Questão 3 - 

a)      orientarem os cidadão na compra dos bens necessários à sua sobrevi~encia e bem-estar.
b)      fornecerem informações que fomentam o debate político na esfera pública.
c)      apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos fatos.
d)     propiciarem o entretenimento, aspecto relevante para a conscientização política.
e)      promoverem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas.


Questão 4 - 

a)      poder militar, enquanto fiador da ordem econômica.
b)      presidencialismo, com o objetivo de limitar o poder dos coronéis.
c)      domínio de grupos regionais sobre a ordem federativa.
d)     intervenção nos estados, autorizada pelas normas constitucionais.
e)      isonomia do governo federal no tratamento das disputas locais.

Questão 5 - 

a)      a manutenção de parte da legislação do Império com vistas ao controle da criminalidade urbana.
b)      a defesa do retorno do cativeiro e escravidão pelos primeiros governos do período republicano.
c)      o caráter disciplinador de uma sociedade industrializada, desejosa de um equilíbrio entre progresso e civilização.
d)     a criminalização de práticas culturais e a persistência de valores que vinculavam certos grupos ao passado de escravidão.
e)      o poder do regime escravista, que mantinha os negros como categoria social inferior, discriminada e segregada.

Questão 6 - 

a)      atividade comercial exercida pelos homens que trabalhavam nas minas.
b)      atividade culinária exercida pelos moradores cozinheiros que viviam nas regiões das minas.
c)      atividade mercantil exercida pelos homens que transportavam gado e mercadoria.
d)     atividade agropecuária exercida pelos tropeiros que necessitavam dispor de alimentos.
e)      atividade mineradora exervida pelos tropeiros no auge da exploração do ouro.


Questão 7 - 

a)      negação da cidadania aos familiares cativos.
b)      concessão de alforrias aos militares escravos.
c)      perseguição dos escravistas aos soldados negros.
d)     punição dos feitores aos recrutados compulsoriamente.
e)      suspensão das indenizações aos proprietários prejudicados.

Questão 8 -  
a)      à ascensão de uma burguesia de origem italiana.
b)      ao início da imigração italiana e alemã, no Brasil, a partir da segunda metade do século.
c)      ao modo como os imigrantes italianos impuseram, no Brasil, seus costumes e hábitos.
d)     à luta dos imigrantes italianos pela posse da terra e pela busca de interação com o povo brasileiro.
e)      às condições socioeconômicas favoráveis encontradas pelos imigrantes italianos no início do século.

Questão 9 - 

a)      a Venezuela já está integrada ao MERCOSUL.
b)      são reservas comprovadas, mas ainda inexploradas.
c)      podem ser exploradas sem causarem alterações ambientais.
d)     já estão comprometidas com o setor industrial interno daquele país.
e)      a Venezuela é uma grande potência energética mundial.

Questão 10 - 

a)      possuírem o mesmo nível de influência no cenário mundial.
b)      fortalecerem os laços de cidadania e solidariedade entre os membros das diversas comunidades.
c)      constituírem um passo importante para a diminuição das desigualdades sociais causadas pela polarização social e pela segregação urbana.
d)     terem sido diretamente impactadas pelo processo de internacionalização da economia, desencadeado a partir do final dos anos 1970.
e)      terem sua origem diretamente relacionadas ao processo de colonização ocidental do século XIX.

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